DELES É O REINO DOS CÉUS–MATEUS 5:3

“Bem-aventurados os pobres de espírito, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS.”
MATEUS 5:3
Introdução:

Aqueles santos de Deus que são “pobres de espírito” herdarão o Reino dos Céus segundo este versículo. “O Reino dos Céus significa aquele estado de glória que os santos vão gozar quando eles reinarão com Deus e os anjos para sempre; pecado, o inferno e a morte serão totalmente dominado.” —Thomas Watson.

I. O REINO DA GLÓRIA É PREPARADO PARA OS SANTOS

A. Os Santos reinarão naquele reino como reis junto come o Senhor Jesus Cristo, Apocalipse 5:10, “E para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.”

B. Os Santos terão coroas como reis:

1. A coroa da vida, Tiago 1:12, “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.

2. Ä coroa da glória, 1 Pedro 5:4, “E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.”

a. Na minha mente vejo a coroa de espinhos que foi colocado na cabeça do meu Salvador para que eu posso viver eternamente na presença do meu Deus, Marcos 15:17, “Vestiram-no de púrpura e puseram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos que haviam tecido;”

b. Minha coroa jamais desvanecerá porque Jesus agüentou a coroa de espinhos.

3. A coroa de ouro fino, Salmos 21:3, “Pois o proveste de bênçãos excelentes; puseste-lhe na cabeça uma coroa de ouro fino.”

a. A coroa de ouro não pode ser feita sem espinhos, 1 Pedro 1:7, “Para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;”

b. A coroa de ouro é feita por carregar a cruz do nosso Senhor.

1) Não somos dignos, Mateus 10:38, “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.”

2) Ele deve negar-se a si mesmo, Mateus 16:24, “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;”

3) Ele deve gloriar na cruz do Senhor, Gálatas 6:14, “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.”

II. O REINO DOS CÉUS EXCEDE OS OUTROS REINOS

A. O Reino dos Céus excede no seu arquiteto e edificador.

1. Deus é seu arquiteto e edificador, Hebreus 11:10, “Porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus.”

2. Foi feito sem mãos, 2 Corintios 5:1, “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.”

B. Este reino excede na suas riquezas:

1. As Portas são feitas de pérola, Apocalipse 21:21, “As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era de uma só pérola; e a praça da cidade era de ouro puro, transparente como vidro.”

2. As ruas são feitas de ouro puro, “e a praça da cidade era de ouro puro, transparente como vidro.”

3. Os fundamentos do muro da cidade são enfeitados com toda espécie de pedras preciosas, Apocalipse 21:19-20, “Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; 20 o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; o duodécimo, de ametista.”

C. Este reino excede na perfeição dele.

1. A fonte da água da vida está lá, Apocalipse 21:6, “Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.”

2. A árvore da vida está lá, Apocalipse 22:2, “No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações.”

3. Não há mais morte ou tristeza lá, Apocalipse 21:4, “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”

D. Este reino excede em segurança:

1. As portas são sempre abertas, Apocalipse 21:25, “As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá;”

2. Este reino é eterno:

a. Outros reinos têm cessados. Onde está a glória de Atenas? O que aconteceu com os reinos de Assíria, e Grécia, e Pérsica?

b. No Reino dos Céus os Santos reinarão para sempre com o Senhor, Apocalipse 22:5, “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pêlos séculos dos séculos.”

CONCLUSÃO

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Aquele reino será a experiência mais gloriosa da vida, pois estaremos na presença do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *